Novo

A segurança do trabalho na odontologia

A segurança do trabalho na odontologia

A profissão de dentista é extremamente importante na sociedade e é o sonho de muitas pessoas que são apaixonadas pela área da saúde. Porém, a odontologia está entre as profissões mais perigosas do mundo, pelo risco biológico que submete os dentistas, que lidam com a saúde bucal de diversas pessoas em um dia.

A segurança do trabalho é um assunto importante entre todas as profissões por manter os ambientes mais seguros e as pessoas mais saudáveis. Os benefícios disso são a maior produtividade e a motivação da equipe em longo prazo.


Os maiores riscos para a saúde


A exposição à radiação está entre os maiores fatores de risco, para dentistas e auxiliares de saúde bucal. Em longo prazo, se não forem usadas as proteções corretas, pode causar inclusive doenças cancerígenas. Por isso, esse tipo de equipamento deve ser manuseado somente por pessoas bem preparadas.

Já os ruídos dos aparelhos dentro do consultório também apresentam riscos para a audição. Além disso, alguns dos materiais do consultório também exigem cuidados para não causarem irritações na pele, como o mercúrio, o látex e outros metais.

As doenças transmitidas por vírus e bactérias também se apresentam como um risco dentro de consultórios odontológicos. O profissional fica vulnerável quando entra em contato com o sangue ou a saliva de pacientes. Entre as doenças transmissíveis, estão as gripes, os resfriados, as hepatites e o HIV.


Cuidados necessários aos dentistas


Dentro do consultório é fundamental o uso dos equipamentos de segurança, para que o trabalho e a saúde da equipe não sejam comprometidos. Luvas, óculos, jalecos, toucas e máscaras são o básico para que não haja contaminação. Já os protetores auriculares são uma boa recomendação para quem lida com altos ruídos todos os dias.

Todos que trabalham dentro do consultório precisam estar atentos às normas de segurança para garantir o bom funcionamento da empresa como um todo. É preciso criar uma cultura de cuidado com a saúde e o bem estar da equipe e dos pacientes para que haja um bom ambiente de trabalho.

Por falar em bem estar, o stress e a ansiedade podem não estar diretamente ligados à odontologia, mas são comuns aos dentistas e profissionais da área. A rotina exaustiva de atendimentos e a pressão dos pacientes pode ser um fator de risco para a saúde. Por isso é importante se desligar do trabalho, aprender a ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal e respeitar os próprios limites.


Informe sua equipe e seus pacientes


A equipe do consultório e até mesmo os pacientes precisam estar atentos à importância da segurança nesse tipo de ambiente. Mensagens dentro do local, palestras e campanhas de SMS corporativo servem para reforçar os cuidados, como o uso dos equipamentos de proteção.

Quer ganhar 50 envios de mensagens para usar com seu público interno ou externo? Criando sua conta gratuita no Dentista Organizado, você tem acesso ilimitado ao sistema durante 15 dias. Você poderá acessar a agenda inteligente, o fluxo de caixa, o controle de estoque e as rechamadas de pacientes!



Você precisa ler também