Matriz SWOT para dentistas
Ser um dentista empreendedor pode não ser fácil, mas tem diversas vantagens se você constrói seu nome no mercado e atrai o público certo para seu consultório ou clínica. Mas como chegar lá?
É preciso muita dedicação e um ótimo atendimento, claro, mas isso não é tudo. Ser um dentista que pensa grande e ter um diferencial para os pacientes é fundamental. Nessa questão, entram o planejamento estratégico e o plano de negócios.
Nesse post, não falaremos sobre o planejamento de um consultório ou clínica como um todo, mas sobre uma parte muito importante desse processo. A matriz SWOT, ou FOFA, é a melhor forma de saber como você se posiciona no mercado e como usar isso a seu favor.
Abaixo você vai ver, com exemplos, cada item da matriz e pensar como isso se aplica ao seu caso. Anote todas as informações em algum lugar e sempre tenha disponível para você ter um norte para o seu trabalho.
Forças (Strengths)
Essa é uma das partes mais importantes. Quais são as forças do seu consultório? Pode ser um excelente atendimento aos pacientes, o fato de você ser um especialista em uma área específica, a localização, um ambiente bem decorado, etc.
Tenha sempre em mente o que trabalha a seu favor. Isso deve ser utilizado em todas as ações de comunicação do seu consultório. Os pacientes precisam saber exatamente o que você tem de melhor que não pode ser encontrado em outro lugar.
Fraquezas (Weaknesses)
Nem tudo é positivo sobre o seu consultório, certo? Os aspectos em que você perde para a concorrência devem estar no planejamento para que você possa agir o mais rápido possível e reverter a situação.
Entre as fraquezas, podem estar a localização se for distante de grandes centros, o preço se não for acessível, a falta de profissionais especialistas, pouco dinheiro, entre outros. Pense, anote e se planeje para que isso não se torne um problema mais tarde.
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades são outro item positivo da matriz SWOT. Saber identificar oportunidades pode ser um desafio mas é o que manterá você sempre à frente. Que oportunidades você enxerga para o seu consultório?
Pode ser o fato de você conhecer muitas pessoas de outras áreas e poder fazer parcerias, pode ser o tempo que você pode usar criando conteúdos de valor, pode ser as ferramentas que você pode utilizar para administrar melhor seu consultório e prosperar.
Ameaças (Threats)
Identificar ameaças é tão importante quanto identificar oportunidades. Uma ameaça pode ser a sua concorrência, mas não somente ela. Uma crise econômica, a falta de tempo para se planejar, a falta de investimento em marketing e uma equipe dividida também são ameaças.
Escreva quais são elas e como você pode se proteger, seja se especializando mais, integrando os membros do consultório ou investindo mais seu tempo para atrair pacientes e gerenciar as finanças.
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