Novo

Como transformar sua clínica odontológica em franquia

Como transformar sua clínica odontológica em franquia

Criar uma clínica, investir em equipamentos, atendimento, identidade visual, marketing... Ter um negócio bem estruturado faz você ter vontade de expandir sua marca, não é mesmo? Atualmente as franquias odontológicas estão ganhando força e a sua clínica pode se tornar uma delas.

É uma boa ideia se o seu negócio já está estabelecido e se você tem dinheiro para investir e tempo para planejar todo o processo. Se o seu sonho é ver a marca que você criou espalhada por diversas partes do Brasil, continue lendo esse artigo para saber como criar uma franquia:


Quais são as etapas


A primeira parte é analisar a situação legal da sua clínica, ou seja, arrumar a casa primeiro! Depois, você deve planejar e criar um plano de expansão.

Nesse momento você deve formar um processo de trabalho, pensar quais são as etapas que os franqueados devem cumprir para terem uma filial da sua clínica. Depois, é a hora de elaborar os contratos e selecionar quem são as pessoas que poderão usar a sua marca.


Não faça tudo sozinho


Dentistas empreendedores são muitos acostumados a trabalharem sozinhos. São eles que atendem os pacientes, atualizam o software de gestão, criam as campanhas de marketing e cuidam das finanças. Porém, nesse caso o recomendado é contar com a ajuda de profissionais.

A Associação Brasileira de Franchising ? ABF, por exemplo, presta suporte aos dentistas que queiram criar suas franquias, por meio de cursos e palestras. Existem também consultorias especializadas nesse processo, para ajudar os dentistas a deixarem a clínica pronta para se expandir.


Tenha processos definidos


Não adianta você querer que outras pessoas sigam os processos da sua clínica odontológica se nem você sabe ao certo quais são eles. Por isso é importante ter tudo em ordem e documentado.

A identidade visual, por exemplo, deve ser a mesma para todos os franqueados. Então tenha uma pasta com todos os seus logotipos, além da tipografia usada nos materiais do consultório.

Se você precisa investir em uma nova identidade, procure um bom designer gráfico para isso. Para saber as melhores cores para usar em uma clínica, confira este post de nosso blog.


Como vender sua franquia odontológica


O mais importante na hora de transformar a sua clínica em franquia é ter pessoas interessadas em comprar os direitos de usar sua marca e serem franqueadas. Por isso, seu negócio deve estar bem estabelecido no mercado e você deve sempre estar onde o seu público-alvo está, no caso os dentistas empreendedores.

Marque presença em feiras odontológicas, congressos e demais eventos para ampliar sua rede de contatos. Assim, você atrai pessoas que estão buscando empreender na odontologia e consegue iniciar um relacionamento com elas, mostrando os pontos fortes da sua marca.

Você tem vontade de transformar a sua clínica odontológica em uma franquia e tornar sua marca conhecida em todo o país? Primeiro, tenha a melhor gestão para fortalecer o seu negócio. Com o Dentista Organizado, você gerencia suas finanças, sua agenda, seu estoque e melhora o relacionamento com pacientes!



Você precisa ler também