Novo

Como escolher um arquiteto para sua clínica

Como escolher um arquiteto para sua clínica

Além de ter um bom atendimento, oferecer uma estrutura de qualidade para seus pacientes de odontologia é essencial. Por isso, investir para que o espaço da sua clínica seja melhor deve ser uma prioridade, não importa o estágio em que se encontra o seu negócio.

Nesse momento de criação de uma clínica ou de processo de melhoria, os arquitetos são grandes aliados. Eles são especialistas em tornar a experiência dos pacientes ainda melhor, além de reforçar a sua marca por meio de um bom design de interiores.

Mas como escolher o arquiteto ou arquiteta para o seu negócio? Abaixo você confere as nossas dicas para acertar na decisão e tornar a estrutura da sua clínica a sua maior vantagem competitiva:


Faça boas pesquisas antes de tudo


Se você já conhece alguns profissionais da arquitetura, esse processo fica mais fácil. Converse com eles, saiba se eles têm experiência e vontade de trabalhar com clínicas odontológicas. Se não, eles saberão lhe indicar outros profissionais que possam contribuir para a sua empresa.

A internet também é uma ótima ferramenta para isso. Arquitetos geralmente publicam seus melhores projetos para que os possíveis clientes possam conhecer. Veja os trabalhos anteriores de cada profissional para saber qual tem mais a ver com a essência da sua clínica, além de estarem de acordo com seus objetivos com a reforma ou construção.


Saiba quanto pode gastar no projeto


Ter controle das finanças da sua clínica é essencial. A maioria dos negócios no Brasil fecha em menos de cinco anos, muito por problemas de dinheiro. Você não quer fazer parte dessa estatística, não é?

Então, antes de procurar o seu arquiteto (a), saiba o quanto você tem disponível para investir na nova estrutura. Quando todas as partes estão cientes do orçamento, fica mais fácil evitar imprevistos e mal entendidos.


Tenha todas as informações antes de contratar


Não comprometa seu dinheiro sem saber o máximo possível sobre o profissional escolhido. Pesquise para saber se ele tem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, desconfie de projetos antes da contratação (pois eles podem ser pegos da internet) e faça reuniões presenciais. Se for possível visitar uma obra que o arquiteto tenha feito, ainda melhor.


Tenha referências para saber o que quer


Muitas vezes os dentistas sabem que querem dar uma repaginada na clínica, mas não sabem bem o que fazer. Esse é um problema fácil de resolver.

Sites como o Pinterest estão cheios de boas referências, com fotos de clínicas odontológicas do mundo todo, de todos os estilos. O site ArchDaily também é um portal que tem diversas projetos prontos de acordo com a categoria que você pesquisar.

E nem só de design vivem os projetos de arquitetura. Além da questão estética, você deve saber quais são os problemas que o arquiteto pode ajudar a resolver. Identifique se no local entra muita ou pouca luz, se a recepção é muita fria ou muito quente, se você quer ampliar o espaço, aumentar a privacidade do ambiente, entre outras questões.

Gostou das nossas dicas? Já contratou um arquiteto para sua clínica? Fale sobre sua experiência, vamos adorar saber! Conte para nós no Instagram do Dentista Organizado.



Você precisa ler também