Novo

Saiba como a reforma trabalhista impacta os consultório odontológicos

Saiba como a reforma trabalhista impacta os consultório odontológicos

Ter uma equipe no consultório é o sonho de muitos dentistas empreendedores. Esse passo é um dos mais importantes para consolidar sua marca como profissional da odontologia e garantir uma melhor experiência para seus pacientes, além de contribuir para seus rendimentos e sua qualidade de vida.

Contar com recepcionistas, assistentes e técnicos de saúde bucal faz com que você profissionalize seu consultório e leve seu negócio para o próximo nível. Ser um empregador, porém, exige responsabilidades. Uma delas é estar de olho nas notícias que impactam o mercado de trabalho.

Continue lendo para saber como a última reforma trabalhista pode impactar o seu consultório e como você deve se preparar para essas mudanças:


Fique atento às horas extras


É comum a sua equipe ficar até mais tarde no consultório para atender pacientes que se atrasam ou em dias que os atendimentos demoram mais que o esperado? Esse é um ponto que exige cuidado.

Conforme a reforma, a carga horária incluindo horas extras não pode passar de 48 horas semanais. Já a carga horária normal, sem horas extras, deve ser de até 44 horas semanais (o deslocamento fica fora dessa conta).

O controle pode ser feito pelo ponto eletrônico ou por relatórios assinados por sua equipe. Se acontecer de alguém da sua equipe fazer 12 horas diárias, é preciso ter 36 horas ininterruptas de descanso.

Se você não precisa de toda a sua equipe cumprindo essa jornada de trabalho, a flexibilização da carga horária permite que você contrate um profissional que faça 30 horas semanais.

Sobre o horário de almoço, a lei pede que ele dure entre uma e duas horas. Na reforma ainda existe a possibilidade desse intervalo ter duração de 30 minutos (para quem trabalha mais de 6 horas), sendo esses outros 30 minutos tirados no fim do expediente.


Férias e terceirização de dentistas


A legislação sobre as férias também sofre alteração com a reforma trabalhista. Agora não existe a obrigatoriedade de tirar 30 dias corridas de férias, então você pode programar períodos distintos para sua equipe, de acordo com os períodos de menor fluxo no seu consultório.

A regra agora é que você pode dividir as férias em três partes, porém uma deles precisa ter mais de 14 dias corridos. Nenhum desses períodos pode ter menos que cinco dias corridos. Fique atento e programe as férias de seus recepcionistas e TSBs com antecedência.

Se, além dessa equipe, você tem outros dentistas que trabalham para você e prefere que eles não sejam seus funcionários, fique atento às novas regras para terceirização. Com a reforma, não é possível demitir um funcionário e contratá-lo como terceirizado imediatamente. Existe um período mínimo entre a quebra do vínculo e a vigência do novo tipo de contrato, que deve ser de 18 meses.


Conclusão


Procure se informar sobre as regras propostas pela reforma trabalhista e mantenha seus funcionários a par sobre os direitos e deveres. Em caso de dúvidas, busque ajuda com profissionais. Com a reforma, os acordos entre empregador e empregado passam a ter mais valor, então tenha uma boa comunicação com sua equipe sempre.

Por se tratar de um consultório odontológico, preze pela saúde de sua equipe e cuide a exposição de seus dentistas e assistentes à radiação e bactérias no consultório. E para manter as contas relacionadas aos seus funcionários em dia, conte com o controle financeiro do Dentista Organizado!



Você precisa ler também