Novo

Como praticar a Comunicação Não Violenta no seu consultório

Como praticar a Comunicação Não Violenta no seu consultório

De uns anos para cá, a Comunicação Não Violenta (CNV) tem ganhado força no Brasil. Se trata de um conjunto de práticas para promover relações mais saudáveis e maior empatia. E se engana quem pensa que violência é somente agredir fisicamente alguém: a CNV busca combater, principalmente, a violência psicológica.

É claro que você já trata os seus pacientes da melhor maneira possível (nós sabemos que nossos leitores são os melhores!). Mas abaixo você confere essas técnicas para fazer as pessoas se conectarem ainda mais com você e o clima melhorar dentro do consultório, beneficiando a você, seus pacientes e sua equipe. Conheça mais sobre a Comunicação Não Violenta:


O que é, afinal, a CNV e para que serve


Ela foi criada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. São quatro as principais recomendações desse método: separar os fatos dos julgamentos; reconhecer sentimentos desconfortáveis; falar sobre necessidades que não estão sendo atendidas; firmar acordos para a convivência.

Exemplificando, você precisa falar sobre suas necessidades de forma mais aberta, tomando essa atitude ao invés de criticar. Digamos que a sua recepcionista está atendendo mal alguns pacientes, por exemplo: em vez de dizer a ela que o atendimento está deixando a desejar, expresse como você gosta e precisa que as pessoas se sintam confortáveis e felizes dentro do consultório.

O segredo é não ter medo de expressar suas emoções e se sentir vulnerável. É falar abertamente sobre como você se sente quando determinada pessoa toma alguma atitude que você não gosta. É chegar em um acordo, com a pessoa, sobre um caminho que seja bom para ambos, a partir do diálogo. Não é fácil, porém é um exercício diário que resulta em pacientes mais satisfeitos e uma equipe mais motivada.


Como colocar em prática no consultório


Conforme mencionado anteriormente, a CNV se baseia no diálogo e você pode começar expressando à sua equipe como você se sente de fato quando seus funcionários tomam determinadas atitudes.

Demonstre gratidão quando suas recepcionistas e TSBs levam a sério as tarefas cotidianas e, quando se deparar com comportamentos negativos, diga o quanto é importante para o bem estar de todos que as tarefas sejam feitas de acordo.

Já quando o assunto são os pacientes, o mais importante da Comunicação Não Violenta é deixar os julgamentos de lado. Quando uma pessoa nova chega ao seu consultório, procure ouvir atentamente sobre seus problemas, se colocar no lugar dela e tentar entender de fato por que houve algum descuido com a saúde ou por que a pessoa não compareceu ao consultório antes.

Outra dica prática é fazer pedidos concretos, como por exemplo: você poderia passar o fio dental diariamente para termos avanços em nosso tratamento? Você poderia cadastrar em nosso software as próximas consultas enquanto eu estou em atendimento?

O importante é estar mais consciente na hora de se comunicar com seus pacientes e sua equipe, procurar afastar os julgamentos e expressar seus sentimentos de forma que não haja mal entendidos no dia a dia do consultório.

E para melhorar a sua gestão e a sua comunicação com os pacientes com a ajuda da tecnologia, conte com o Dentista Organizado. Criando sua conta gratuita no nosso software, você tem acesso a todas as ferramentas sem compromisso durante 15 dias, incluindo as confirmações de consulta, o fluxo de caixa e o controle de estoque.



Você precisa ler também