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Como fazer reuniões produtivas na sua clínica

Como fazer reuniões produtivas na sua clínica

Você começou trabalhando sozinho em seu consultório odontológico, a demanda aumentou e alguns anos depois você estava chefiando uma clínica com uma equipe de dentistas e auxiliares.

Com o crescimento do negócio, sempre surgem novos desafios. Um deles é gerenciar pessoas e fazer um bom trabalho em equipe para que os pacientes tenham uma boa experiência dentro da clínica.

Para que esse resultado seja atingido, a comunicação entre dentistas, auxiliares e recepcionistas é fundamental. Por isso é recomendado que sejam feitas algumas reuniões de tempos em tempos.

Existem algumas técnicas para que essas reuniões não acabem prejudicando a produtividade e causando ruídos na comunicação. Continue lendo para saber nossas dicas!


Determine um tempo para a reunião


Comece a reunião na sua clínica já com hora certa para acabar. Você pode criar um compromisso ou um bloqueio de horário na agenda do Dentista Organizado, com dia e horário, para que todos na clínica saibam da reunião e possam se planejar.

Assim, com tempo estipulado, a conversa não sai do foco, as pendências são resolvidas rapidamente e todos podem voltar às suas tarefas mais importantes.


Registre o que foi falado


Nada melhor do que fazer uma reunião com um notebook ou celular para registrar tudo que é combinado e avisado durante o encontro. Você pode colocar essas novas informações no Dentista Organizado, por exemplo.

Se não tiver como levar um notebook à sala de reuniões, use um bloco para escrever e depois passar essas informações para um arquivo digital. Manter esses dados em nuvem é mais seguro, todos poderão acessar e você não corre o risco de perder o que foi anotado.


Saia da reunião com tarefas


Reuniões confusas e improdutivas são aquelas que não têm um propósito e os colaboradores saem sem saber o que fazer a seguir.

O ideal é que todos saiam desse encontro com tarefas e metas, seja melhorar o uso do software para que ele ajude mais na produtividade, seja comprar materiais, criar campanhas de marketing ou decorar a clínica para alguma data comemorativa.

Todas essas tarefas devem ter um prazo e uma pessoa responsável. E se elas forem muito demoradas e complexas, o ideal é dividir esse trabalho em várias tarefas menores, para se ter um fluxo maior de conclusão e não desmotivar o time.


Elogie o desempenho da equipe




Já falamos aqui no blog sobre Comunicação Não Violenta. Refletir sobre a forma como você se comunica é fundamental não só para o seu relacionamento com os pacientes, mas com a equipe interna também.

Uma estratégia comum é ressaltar e elogiar aquilo que você quer que os colaboradores façam mais. Um exemplo é dizer "eu gosto muito quando você cria campanhas para engajar nossos pacientes" ou "parabéns por fazer o controle de estoque e não deixar faltar materiais quando não tenho tempo para isso".

Assim você naturalmente faz com que esses comportamentos positivos sejam fortalecidos e os colaboradores fiquem mais motivados. Ser um líder que inspira pelo exemplo é fundamental e você deve ser responsável por manter o bom relacionamento entre os membros do time.

E você, costuma realizar reuniões em sua clínica odontológica? Conte para nós a sua dica para conversas produtivas em nosso Instagram, o @dentistaorganizado.



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