Novo

Ser dentista autônomo ou PJ: qual a diferença?

Ser dentista autônomo ou PJ: qual a diferença?

Empreender na odontologia é muito mais do que atender os pacientes no seu próprio local e fazer os próprios horários. Há diversas decisões a serem tomadas, principalmente no começo da jornada empreendedora.

Uma delas é escolher qual tipo de contribuição você fará, se por pessoa física ou pessoa jurídica. Existem algumas diferenças entre esses dois modelos, continue lendo para saber quais são!


Dentista pessoa física


Essa opção é mais econômica e muitas vezes a melhor para quem está começando. O que você precisará pagar é o INSS, além dos gastos com equipamentos, aluguel, sistemas de gestão, fornecedores, etc.

Não é necessário ter um contador e as despesas do consultório podem ser abatidas no imposto de renda. O imposto sobre os serviços prestados varia de 7,5 a 27,5%. Nesse caso, como não há o auxílio de um contador no dia a dia, o cuidado com o imposto de renda deve ser redobrado para evitar complicações.

Para ajudar nessa parte, é fundamental ter todas as informações do fluxo de caixa do consultório. Com os dados financeiros organizados em um sistema, a parte burocrática se torna muito mais simples, além de melhorar a visão sobre a saúde financeira do negócio.


Dentista pessoa jurídica


Ser pessoa jurídica acarreta em mais burocracias, mas as vantagens é que você pode contratar mais funcionários, tem mais facilidade para conseguir crédito e consegue se credenciar em mais convênios.

Se você optar pelo Simples Nacional, o imposto é a partir de 6%. É necessário contratar um contador e o INSS é pago sobre o pro labore, que é seu salário. Ser PJ é ideal para quem tem clínicas a partir de duas cadeiras.

Além do simples nacional, existe a opção do consultório se enquadrar no lucro presumido. Nessa modalidade a tributação é de 13,33% sobre o faturamento, já incluindo os impostos federais e municipais. Se o dentista tem funcionários, deve pagar o INSS Patronal sobre o valor bruto da folha de pagamento.


Conclusão


Tudo vai depender dos seus planos para seu negócio na odontologia e de como está sua situação atual. Você pode começar como pessoa física e mudar depois, sem problemas. Procure conversar com outros profissionais e consulte um contador para avaliar a melhor opção para você.

Cada consultório ou clínica pode ter características específicas que tornam mais vantajoso escolher por um regime tributário ou outro. Por isso é importante não dar um passo maior que a perna e contar com a ajuda certa, principalmente nos estágios iniciais do negócio.

E para te ajudar no controle das suas finanças e da sua rotina no consultório, o Dentista Organizado conta com diversas ferramentas. Crie a sua conta gratuita e comece seu teste de 15 dias para conhecer todas as funcionalidades sem compromisso!



Você precisa ler também