Novo

O que você precisa saber sobre odontologia cosmética

O que você precisa saber sobre odontologia cosmética

O nome é parecido, mas você sabia que odontologia estética e odontologia cosmética são coisas diferentes? Essa última também pode ser chamada de Cosmetologia. Seu objetivo é auxiliar para que os dentes estejam em sintonia com a beleza da face, contando com a ajuda do visagismo e enxergando a imagem do rosto como um todo, não apenas a boca.

Por mais que esteja na moda em todo o mundo por agora, o ato de embelezar os dentes não é novidade. No Paraguai, por exemplo, já foi moda usar as lentes de ouro nos dentes. Na Bolívia, se conta que eram usadas lentes em formato de coração invertido.


O que faz a odontologia cosmética


Quem atua nesse segmento da odontologia trabalha principalmente com o visagismo, ou seja, a harmonização facial. Se estuda como cada alteração no rosto irá impactar na imagem pessoal do paciente. Digamos que uma paciente queira ser melhor reconhecida no trabalho. Cada procedimento em sua face deverá ter o objetivo de mostrar mais confiança, seriedade, etc. E a aparência da face reflete diretamente em como uma pessoa é percebida, impactando suas relações.

De uma forma mais prática, o dentista dessa área usará suas habilidades com o sorrido para chegar a esse fim. Trabalhará com as lentes de contato dentais em suas variações, com a gengivoplastia, bichectomia, clareamento, entre outros procedimentos que visam a estética.

A odontologia cosmética não entrega aos pacientes somente um sorriso de capa de revista. O profissional dessa área avalia se os traços da pessoa são iguais ao da celebridade cujo sorriso ela vai copiar, qual formato de lente ficará melhor com suas características, etc.

O público-alvo da odontologia cosmética são homens e mulheres que já têm uma boa saúde bucal e visam melhorar a autoestima e a forma como são percebidos socialmente. Geralmente, esses tratamentos são rápidos, chegando ao final em poucos dias.


Dicas para os dentistas dessa área


Quando falamos de odontologia cosméticas, falamos de autoestima e transformação da imagem pessoal. Para se fazer uma boa comunicação desse tipo de serviço, fotos de antes e depois podem gerar bons resultados. Tenha em mente apenas que é necessária a autorização do paciente para usar esses registros.

Pense que é preciso inspirar confiança para que a pessoa entregue a aparência de seu rosto em suas mãos. Preste sempre o melhor atendimento, explique cada etapa do processo e mostre com imagens casos de seus pacientes anteriores. Essa decisão de fazer um tratamento estético muitas vezes pode demorar, afinal o paciente não está com dor ou um problema de saúde. Tenha paciência e nunca perca o contato.

Compartilhar conteúdo, seja por SMS ou pelas redes sociais, sobre a importância do sorriso para a autoestima e para as relações, além de tirar dúvidas comuns, é essencial para atrair novos pacientes nesse segmento.

Para te ajudar a se conectar mais com seu público e ganhar eficiência ao trabalhar nessa área, nós oferecemos as melhores soluções digitais para o seu consultório! Crie a sua conta gratuita e tenha acesso à agenda inteligente, às campanha de SMS, ao controle de estoque e muito mais.



Você precisa ler também