Novo

Chegou a hora de fazer um balanço de 2020 para seu consultório

Chegou a hora de fazer um balanço de 2020 para seu consultório

Dezembro é aquele mês dedicado às finalizações, confraternizações e também aquela olhada para trás, para fazer um balanço das conquistas e aprendizados do ano. De fato 2020 foi desafiador, trazendo um cenário de afastamento social e crise econômica.

Porém, o ano trouxe diversas lições, sendo a principal delas a importância da tecnologia e das boas ferramentas para manter a comunicação com os pacientes e a gestão do consultório em dia.

Quer aproveitar o mês para fazer uma retrospectiva do seu ano e identificar os melhores caminhos para 2021? Confira essas dicas!


Olhe com atenção as suas finanças


Quando falamos de retrospectiva e planejamento é fundamental pensar nele: o dinheiro. Você tem fácil acesso aos dados financeiros de seu consultório odontológico em 2020? Com um bom software especializado, como o Dentista Organizado, você tem uma rápida visualização de seu fluxo de caixa e já consegue obter ótimos insights.

Olha para as suas finanças de 2020 em busca de respostas. Procure saber os procedimentos que mais trouxeram renda para o seu consultório, aqueles que têm margem de lucro maior, aqueles que precisam de um reajuste de preço, aqueles que trazem prejuízo, etc.

Também procure analisar quais meses o seu consultório teve um rendimento maior ou menor, com o objetivo de estar preparado para eles no próximo ano, se o padrão se repetir. Saber analisar o passado lhe garantirá um futuro com escolhas melhores!


Cuide o comportamento dos pacientes


Com o Dentista Organizado você também consegue fazer uma vista rápida na sua agenda do ano de 2020. Quais foram os meses com maior movimento? Quais horários que seus pacientes preferem? Há muitas reconsultas ou os pacientes não costumam voltar?

Com essas questões respondidas, você consegue adaptar sua disponibilidade para estar de acordo com a necessidade dos seus pacientes. Você também pode identificar que os pacientes sempre voltam, o que pode ser resultado de um bom atendimento. Já se a segunda consulta raramente ocorre, é hora de investigar por que isso está acontecendo.


Revise suas campanhas de marketing


O SMS marketing é uma ótima ferramenta para consultórios odontológicos, pois é mais direto e mantém a comunicação mais pessoal. Pelo nosso software, é possível disparar mensagem para toda a sua base de pacientes em minutos, além de confirmar consultas automaticamente.

Veja quantas campanhas de SMS você fez em 2020 e o que pode melhorar em 2021. Se programe para agendar com antecedência as principais campanhas, como aquelas de Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.


Peça por opiniões!


Para melhorar o seu atendimento, a sua estrutura e a sua comunicação no próximo ano, nada melhor do que analisar os dados e pedir opiniões de quem está do outro lado. Você pode aproveitar o final do ano e criar uma pesquisa de satisfação.

Envie por SMS o link para um formulário, em que você irá perguntar sobre o nível de satisfação dos pacientes com o seu consultório em diversos aspectos. Esses dados irão guiar sua estratégia para crescer ainda mais em 2021.

Comece hoje mesmo seu teste gratuito em nosso software odontológico e ganhe 50 envios de SMS e acesso às funcionalidades sem compromisso!



Você precisa ler também