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Como criar metas SMART para o seu consultório odontológico

Como criar metas SMART para o seu consultório odontológico

Cada vez mais as empresas estão estabelecendo metas e objetivos para serem cumpridos em determinado tempo. Hoje, falaremos sobre as metas SMART e como você pode implementá-las em seu consultório odontológico. Inicialmente, explicaremos o conceito.


O que são metas SMART?


As metas SMART são uma metodologia estabelecedora de critérios para a definição e a aproximação da realidade da empresa com o objetivo. O Conceito ?Smart? é um acrônimo, isto é, uma palavra formada pela junção das primeiras letras de um grupo de palavras específico. No caso, SMART seria um acrônimo da língua inglesa, em que o SMART é Specif (específico), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (Temporal).


Metas específicas


As metas específicas são metas diretas. Por exemplo, uma meta específica que encaixaria em um consultório é a meta de ?melhorar a estrutura.? Ao definir uma meta específica, se faça perguntas como:

- Por que esta meta é importante?

- De que forma o consultório conseguirá facilitar o alcance destas metas?

- Quais ações serão realizadas em prol do consultório e da meta?


Metas mensuráveis


Uma meta mensurável possibilita acompanhar o seu progresso e, durante o final do processo, identificar o quanto que ela foi alcançada e no que o seu consultório foi insuficiente em relação ao objetivo.

Um exemplo de uma ação mensurável para um consultório é uma investida maior na área de divulgação e marketing digital para fazer com que, consequentemente, seu consultório se destaque mais. Neste caso, você irá verificar o quanto foi acessado o seu site e redes sociais em determinado tempo.

Para definir uma meta mensurável, é necessário fazer as seguintes perguntas:

- Em quanto tempo ela deve ser alcançada?

- Qual resultado esperar durante essa meta?

- Como esta meta pode ser mensurada?


Metas Atingíveis


Uma meta atingível é uma meta que o seu consultório estabelece que pode ser alcançada. Por exemplo, a ampliação do número de clientes em 10%. Esta meta, por mais difícil que pareça, não é impossibilitada de nenhuma maneira, pois o esforço do seu time pode levar ao sucesso.

Neste caso, o seu consultório deverá enxergar o lado financeiro, o lado estrutural e o lado social e empresarial para ver o que é atingível.


Metas Relevantes


Pare e pense: por que essa meta é importante e relevante para o meu consultório?

A relevância do objetivo traçado possui relação com a motivação daqueles que desejam alcançar a meta. A relevância da meta é definida por todos aqueles que constituem o grupo do seu consultório, e neste caso, é necessário ser debatida a relevância de determinada meta e por qual razão ela deve ser alcançada.

Um exemplo de meta relevante para o seu consultório é o aumento de consultas. Isso é relevante porque aumenta o faturamento, torna o consultório mais importante, ajuda mais pessoas, etc.


Metas temporais


As metas temporais têm dias exatos para serem realizadas. Neste caso, é feita a organização de um cronograma com uma previsão de datas para cada uma destas tarefas serem feitas. Um bom exemplo para o seu consultório seria: aumentar a movimentação das consultas nos próximos dois meses.

E você, já está traçando metas SMART para a sua carreira como dentista? Para acompanhar como está a evolução do seu consultório no dia a dia, nada melhor que um bom software odontológico.

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