Novo

Como ter controle da vida financeira do seu consultório

Como ter controle da vida financeira do seu consultório

No atual contexto do Brasil, seja pela pandemia da covid-19 ou pela crise econômica, é bastante desafiador manter e ter o controle da vida financeira do seu consultório. Por isso, é fundamental fazer a apuração dos números e saber analisar os resultados do seu negócio. Só assim você estará mais preparado para os imprevistos ao longo do mês e, principalmente, terá domínio para encontrar soluções mais assertivas e seguras.

A vida financeira do seu consultório odontológico deve crescer de forma saudável e equilibrada. Desta forma, é necessário traçar estratégias eficazes e, claro, aplicá-las da maneira correta. Para isso, é recomendado procurar ajuda de um escritório ou profissional de contabilidade ou também você pode conferir as nossas dicas de hoje, que são bastante importantes e podem evitar problemas como endividamento e falta de capital. Vamos lá:


1. Anote todas as despesas do seu consultório


Para ter o controle de todas as movimentações é importante ter um fluxo de caixa atualizado diariamente, incluindo os custos menores. Ou seja, o fluxo de caixa deve registrar as entradas e saídas, além de todo o dinheiro disponível em conta corrente ou aplicações de curto prazo.

Lembre-se que para elaborar um fluxo de caixa é necessário definir uma data a partir da qual as movimentações serão registradas. Desta forma, é possível comparar o saldo disponível inicialmente com as despesas e receitas ao final do período.


2. Entenda os gastos do seu consultório


Em um consultório existem dois tipos de custos: os fixos e os variáveis. Os gastos fixos são aqueles que não são relacionados ao volume de pacientes, como aluguel da clínica, equipamentos, salário de funcionários, entre outros. Já os custos variáveis são os que dependem diretamente do volume de pacientes atendidos, como materiais descartáveis ou medicamentos.

Após verificar que esses gastos variam mês a mês, é possível listar orçamentos pré-determinados para cada um. Ao acompanhar de perto essas variações em seus custos, você compreende quais deles podem ser reduzidos, cortados ou negociados.


3. Evite compras parceladas sem necessidade


Uma das estratégias mais assertivas para o seu consultório é evitar fazer compras parceladas sempre que possível. Isso porque, geralmente, comprando à vista há mais chances de você conseguir melhores descontos, prevenindo a sua clínica de endividamentos.

Ou seja, um bom controle financeiro em seu consultório permite que o planejamento seja feito de forma correta e ainda possibilita que você, dentista, consiga fazer as compras à vista na maioria das vezes.


4. Centralize as informações


Outro fator que é importante de se considerar no seu consultório é que pode ajudá-lo a controlar os gastos, é como você gerencia as informações da sua empresa. Ou seja, onde você armazena esses dados? Planilhas, arquivos físicos, papéis? Mesmo que muitos profissionais escolham registrar as informações de sua clínica e de seus pacientes em diferentes locais, ter uma centralização é essencial para a tomada de decisões estratégicas.

Por isso, um software voltado para a área do seu negócio possibilita a inserção otimizada de dados, geração automática de relatórios, análise completa de custos, controle financeiro e, claro, evita erros de preenchimento.

Além disso, com um sistema na nuvem, é possível acessar as informações da sua clínica de qualquer lugar do mundo em qualquer dispositivo eletrônico, seja pelo smartphone, tablet, desktop ou notebook, centralizando assim prontuários, agenda, etc.

Para conhecer o Dentista Organizado na prática e aproveitar os benefícios do software para o seu financeiro e sua gestão como um todo, faça seu teste grátis e utilize sem compromisso por 15 dias!



Você precisa ler também