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O que você precisa saber antes de vender o seu consultório?

O que você precisa saber antes de vender o seu consultório?

Mudanças de planos acontecem, seja por imprevistos ou objetivo de vida - uma dessas situações pode ser a necessidade de vender o seu consultório odontológico, mas antes de tomar essa decisão é necessário muito planejamento para não ter dor de cabeça depois. Tudo bem que a pressa pode dar as caras nesse processo, no entanto, cuidado nunca é demais para realizar tudo dentro da lei, com a consciência tranquila e evitando arrependimentos no futuro. Sendo assim, observe as principais dicas sobre o que você precisa saber antes de vender o seu consultório de dentista:


Calcule corretamente o valor do seu negócio


Imagina se livrar do seu empreendimento com facilidade e depois descobrir que não valeu a pena, porque o total recebido foi pouco e sequer pagou o seu esforço de construí-lo! Isso acontece muito, mas um dos primeiros passos para ter mais segurança no momento da venda é calcular detalhadamente quanto vale o seu patrimônio.

Leve em conta alguns fatores como o lucro líquido, infraestrutura e equipamentos, faturamento médio, capacidade de atendimento e expansão, tendências de acordo com a localidade e o público alvo, além das vantagens caso envolva o repasse de uma marca.


Disponibilize informações transparentes e objetivas


Quanto mais precisão você tiver ao passar os dados da empresa, mais confiança os possíveis compradores terão na sua proposta, então capriche na descrição, com números realistas, histórico de operação e o que está incluso na aquisição.

Prepare uma apresentação comercial para ter mais credibilidade e compilar as principais informações, assim economiza tempo de explicação e dá um aspecto formal à negociação.


Atente-se à formalização e crie um contrato com antecedência


É primordial garantir que a passagem do ponto comercial tenha condições claras para ambas as partes, o responsável pelo negócio e o futuro dono, com os termos previstos no Contrato de Trespasse. Esse documento exige o registro de identidade dos envolvidos, CNPJ do consultório, Estatuto ou Contrato Social e o inventário com todos os relatórios da empresa, entre demonstrativos financeiros, licença sanitária e outros comprovantes.


Divulgue sua proposta nas redes e anuncie com responsabilidade


A ideia de divulgar na internet é aumentar o alcance da sua oferta, em marketplaces ou nas próprias redes sociais como Facebook e Instagram, mas já de início, quando alguém demonstrar interesse, tente filtrar se a pessoa está apta e disposta a adquirir a clínica.

O consultório deve estar sob a responsabilidade de um dentista identificado no CRO (Conselho Regional de Odontologia), portanto, concentre-se primeiro em comunidades onlines de especialistas nesse assunto, até mesmo para evitar golpes.


Se precisar negocie, mas não esqueça do seu diferencial


Negociar é saudável desde que você não abra mão de cobrar uma quantia justa depois de muito suor para empreender, e não custa tentar tornar ainda mais atrativa essa compra.

Uma das alternativas é aprimorar o sistema de gestão, possibilitando processos mais automatizados como controle de agenda dos pacientes e armazenamento de informações inteligente, essa iniciativa é um excelente investimento para aumentar as suas chances de vender o seu consultório odontológico.



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