Novo

3 motivos pelos quais seus pacientes não voltam

3 motivos pelos quais seus pacientes não voltam

Muitas vezes acontece de o paciente consultar com você, porém passado algum tempo, ele simplesmente não volta mais. A recorrência no atendimento em consultórios costuma ser comum, porém algumas pessoas, a despeito do tratamento que você tenha indicado a elas, não aparecem mais.

Nem sempre um paciente vai desaparecer por um erro seu. Muitas vezes, para o paciente que só está buscando preço, por exemplo, o valor dos teus serviços pode ser considerado pesado e então ele decide buscar alguma opção mais barata.

Mas se você sabe que o teu trabalho tem qualidade e que está cobrando por ele o que de fato é justo, está tudo bem. Nada mais justo que você cobre o que considerar certo. Algumas pessoas não vão achar interessante para elas e isso não é um problema.

No entanto, algumas vezes nós acabamos pecando de uma forma e afastando um paciente em potencial. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Existem alguns motivos pelos quais seu paciente pode ter perdido a vontade de voltar ao seu consultório:


1) Falta de compromisso com o horário marcado:


As pessoas se programam para estar na consulta. Muitas delas pedem dispensa do trabalho por certo período, para estar lá. Então, atrasos nunca são bem-vindos. O atraso no horário gera uma sucessão de outros atrasos para as consultas seguintes. O ideal é que se consiga montar uma agenda coerente com a capacidade de atendimento do profissional e personalizada o suficiente de modo a evitar ao máximo deixá-lo insatisfeito, com a sensação de que foi deixado de lado.


2) Se atente para a higiene do seu espaço


Ninguém gosta de sujeira. E quando se trata de lugares relacionados à saúde, menos ainda. Lugares que tratam de saúde devem estar bem higienizados, com banheiros limpos, recepção organizada, reparos feitos e consultório impecável. As pessoas reparam nisso e costumam associar a limpeza do ambiente em que estão à qualidade do serviço prestado e muitas vezes simplesmente podem resolver não voltar mais por este motivo.


3) Falta de conexão com o paciente


Existem vários tipos de pessoas e quando se trabalha com elas, é necessário que saiba se comunicar de forma adequada com todos. Linguagem muito técnica, fala muito rápida, tom de voz pouco amável, tudo isso afasta as pessoas.

Se a tua linguagem, a sua comunicação não alcança todos os tipos de público, então a sua comunicação está falha. Disponha de paciência e de tempo para explicar de forma sucinta por qual procedimento seu paciente vai precisar passar, qual será o tratamento mais adequado a ele, de uma forma personalizada e empática. Isso atrai o paciente e faz com que ele o recomende para os outros.

São ações simples e efetivas que podem fazer a diferença entre manter ou não uma clientela recorrente e além destes tópicos, pode-se ainda ressaltar a importância de que, você, como profissional, se mantenha atualizado sobre a sua área.

Mantenha suas redes sociais atualizadas e humanizadas, cuide do pós-venda, se mantenha em dia sobre as novidades em modalidades de pagamentos e também observe se a equipe que te acompanha está alinhada com estes conceitos do atendimento exemplar, pois muitos profissionais perdem pacientes já na recepção, no momento que são atendidos no seu primeiro contato.

E lembre-se: é muito mais inteligente fidelizar os pacientes do que ficar sempre à procura de novos.



Você precisa ler também