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Marketing do consultório: terceirizar ou não?

Marketing do consultório: terceirizar ou não?

Que o seu consultório necessita do marketing para atrair e fidelizar pacientes, não há dúvidas. Porém, sabemos que a rotina de um dentista pode ser bem agitada, tornando quase impossível dedicar um tempinho para se dedicar à comunicação do consultório.

Neste post, você saberá o que levar em consideração na hora de decidir se você mesmo irá realizar as tarefas de marketing (ou alguém da equipe do consultório) ou se é melhor optar pelo serviço de uma empresa especializada em comunicação.

Tempo para criação de conteúdo

Antes de decidir por terceirizar ou não o marketing do seu consultório odontológico, pense no tempo que você levaria para colocar em prática a sua estratégia. Primeiro, considere o que você gostaria de fazer: postagens no Facebook, posts em blog, criação de vídeos, fotos no Instagram?

Lembre-se de que é possível programar as postagens, ou seja, você pode se dedicar a isso apenas em um dia da semana, deixando publicações prontas para os próximos dias. Um bom site para fazer isso é o PostCron, pois você pode programar posts gratuitamente no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Cursos e treinamentos para você ou sua equipe

Outra coisa a se levar em consideração é que não é necessário apenas tempo para ter uma boa comunicação no seu consultório. Também é preciso muito conhecimento se você quer um marketing de qualidade que irá lhe render novos pacientes e uma marca que seja sempre lembrada.

Se o assunto é de seu interesse ou combina com o perfil de alguém da sua equipe, invista em um curso rápido de mídias sociais, escrita criativa ou fotografia, você pode descobrir um grande talento! Já se o assunto não é muito motivador para você, o melhor mesmo é encontrar uma empresa que irá cuidar do assunto.

A experiência da empresa escolhida

Trabalhar com marketing para a área da saúde não é como trabalhar para outro tipo de empresa. Cada especialidade tem o próprio conselho de ética, que irá dizer quais estratégias de comunicação são permitidas ou não para cada tipo de profissional.

Não importa se quem irá fazer a comunicação do consultório é você ou uma agência, leia sempre as regras do conselho. Afinal, também é sua obrigação fiscalizar se a empresa que você contratou está seguindo as recomendações.

Antes de contratar uma empresa de comunicação, verifique se os profissionais conhecem as normas do Conselho de Odontologia quando o assunto é marketing. Se a empresa em questão tiver experiência com outros dentistas, melhor ainda. Entregue a comunicação do seu consultório nas mãos de quem entende do assunto para não levar advertências.

O valor do investimento em comunicação

Também é necessário colocar na balança o custo que você vai ter contratando uma empresa para cuidar das suas mídias sociais e campanhas de publicidade para atrair novos pacientes. Você sabe quanto vale o seu tempo? Calcule quantas horas você gastaria se fizesse você mesmo esse trabalho. Perderia muitos atendimentos se dedicasse um tempo a isso?

Compare o valor do tempo que você dedicaria às ações de marketing e o valor que você investiria terceirizando o serviço. Também leve em consideração se o trabalho que a empresa que você está cogitando é de qualidade e pode lhe render um alto retorno em novos pacientes.

Após a contratação, se for o caso, avalie sempre o retorno, tendo registros de novas pessoas que você atendeu e o número de vezes que você foi procurado por telefone ou mídias sociais. Também peça relatórios da empresa, com os engajamentos nas publicações, novas curtidas, novos cadastros no site, entre outras métricas.

Essa decisão deve ser muito bem pensada e deve estar de acordo com o seu objetivo com o consultório no momento, seja de investir para conquistar novos pacientes ou economizar para manter a saúde financeira e as contas em dia. Para aprender mais sobre mídias sociais na odontologia, leia este post.



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