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O desafio de ser dentista e líder em um consultório odontológico

O desafio de ser dentista e líder em um consultório odontológico

Principalmente em períodos de crise, os consultórios odontológicos não podem depender apenas da parte técnica dos procedimentos para se destacar no mercado e atrair mais pacientes.

Além da qualidade e precisão nos atendimentos, os dentistas empreendedores hoje em dia devem ter conhecimentos em liderança, gestão e marketing para que o consultório ou clínica odontológica tenha sucesso de forma criativa.

Um dos maiores problemas para os dentistas é que eles são habituados a trabalhar sozinhos e se preocupam em fazer o melhor trabalho possível tecnicamente para que o paciente saia da clínica satisfeito. Por causa disso, normalmente não há tempo para ser um bom gestor ou líder.


O que é a liderança na odontologia?


Em uma clínica ou consultório odontológico, o dentista está sendo um líder quando os colaboradores (secretárias, auxiliares de saúde bucal e outros dentistas) fazem seu trabalho de forma correta e eficiente, além de serem autônomos para realizarem seus trabalhos sem o auxílio de um chefe.

Liderança em um consultório odontológico também é estar atento às necessidades dos colaboradores. Principalmente por atuarem nessa área, dentistas empreendedores devem estar atentos à própria saúde e à dos membros da equipe, pois isso tem relação direta com o rendimento no trabalho.

Quando o dentista empreendedor é um bom líder, desperta admiração em seu quadro de colaboradores e mais motivação deles em ver a clínica ou consultório crescer.

O impacto disso é membros da equipe mais satisfeitos e atendendo melhor os pacientes, pois todos estão focando em um mesmo objetivo, o crescimento da clínica.

A vantagem dos consultórios odontológicos é a equipe reduzida, normalmente não passando de quatro pessoas. Isso torna mais fácil o trabalho do líder, porém alguns cuidados são essenciais, como estabelecer funções e limites, ter controle administrativo e não confiar demais.

Para exercitar a capacidade de liderança, o dentista deve, primeiramente, avaliar se consegue dividir responsabilidades com outras pessoas (ou se prefere trabalhar sozinho), se está apto a ouvir opiniões contrárias às suas e se tem paciência para esperar o amadurecimento da equipe.

Também é importante avaliar a própria motivação e comprometimento. As pessoas em uma equipe costumam reagir ao líder como se fosse um espelho, então é fundamental estar atento à próprias atitudes.


O que fazer para ser um bom líder


Um caminho para isso é o líder ouvir os membros de sua equipe, principalmente as opiniões sobre a clínica, sugestões de melhorias e dificuldades encontradas nos processos de trabalho.

Secretárias, recepcionistas e auxiliares de saúde bucal são aquelas pessoas que estão em contato direto com o paciente, antes mesmo da consulta. Ouvir as sugestões ou críticas dessas pessoas, além de deixá-las mais satisfeitas e incluí-las na gestão da clínica, irá causar um impacto positivo no atendimento aos pacientes.

Após a execução das sugestões dos colaboradores (que sejam viáveis), um acompanhamento é essencial, até mesmo para que outras boas ideias surjam.

O que motiva os colaboradores da clínica a darem suas contribuições e pensarem de forma crítica os processos de trabalho no atendimento aos pacientes é sentir que são parte da empresa.

Por isso, é importante deixar claro para a equipe que o trabalho de cada um é importante para que os pacientes melhorem sua saúde bucal, voltem à clínica e todos saiam ganhando. Reconhecimento é a palavra chave.

Todos os colaboradores devem ter em mente o motivo do seu trabalho, para que se sintam motivados. Não deixe sua equipe se esquecer da razão que é comum ao trabalho de todos na clínica: melhorar a saúde bucal das pessoas. Todas as ações realizadas dentro da empresa devem seguir esse propósito.


Comissão para recepcionistas e dentistas operadores


Uma estratégia muito utilizada por dentistas empreendedores que querem ser bons líderes é o comissionamento de recepcionistas ou dentistas operadores. Isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido e motiva os profissionais a atenderem melhor os pacientes.

Existem atualmente softwares odontológicos que permitem o cadastro de comissões nos dados financeiros da clínica, permitindo uma melhor visualização das comissões a serem pagas e quais os dentistas ou recepcionistas irão receber esses valores.

É o caso do Dentista Organizado, software totalmente online para que dentistas empreendedores tenham acesso a todos os dados de suas clínicas de onde estiverem.

Com um teste gratuito de 15 dias, é possível testar a ferramenta, que inclui relatórios financeiros, agenda online, comunicação com pacientes via SMS e acompanhamento do número de consultas realizadas mês a mês.



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